Depositphotos_42133067_m-2015.jpg.jpeg

Como montar um coffee break saudável em poucos passos

Na hora de organizar um evento é preciso pensar em um coffee break atraente e que ajude os participantes a manterem o bom ânimo e a atenção no que está sendo discutido.

A pausa para o lanche também será um momento de descontração e por isto você pode aproveitar o momento para abordar informalmente questões de bem-estar e saúde servindo alimentos saudáveis e práticos.

Trouxemos neste post os principais passos de como montar um coffee break saudável e fazê-lo ser um sucesso entre os participantes e gestores da empresa. Acompanhe!

Organize o espaço ideal para o coffee break

A primeira coisa que deve ser analisada é o local no qual os convidados vão se servir. Ele precisa ser bastante amplo e arejado para não causar tumulto e mal estar. 

Prefira uma mesa estreita e comprida para dispor os alimentos, assim todos os convidados terão fácil acesso aos alimentos e bebidas oferecidos, ou organize os alimentos na forma de um “U” em uma mesa larga.

Direcione o fluxo de acordo com o local onde os convidados entrarão, o acesso deve ser inicialmente direcionado às comidas; já as bebidas devem ser posicionadas no final da mesa, pois os líquidos são mais fáceis de derramar atrapalhando todo o serviço e logística. Se a sala tiver espaço suficiente, posicione a mesa ao centro, assim as pessoas terão ambos os lados para se servir. A desorganização gera fila e baderna e as pessoas tendem a ficar impacientes, fazendo com que todo o resto do trabalho perca o valor e as críticas sejam o assunto principal do coffee. Outra dica de ouro é ter plaquinhas de identificação em todos os produtos, assim as pessoas valorizam o que está sendo servido, além de não ficarem perguntando aos organizadores sobre eles cada vez que se servem. 

Escolha o cardápio ideal

Para saber o que servir durante o coffee break é importante saber o horário do evento, o público alvo, quais os horários dos intervalos e qual a duração deles. Vamos dar alguns exemplos do que pode ser usado como um ‘norte’ para você fazer seu cardápio. Não se esqueça de prestar atenção na previsão do tempo, tanto pelo número de participantes, quanto pela questão de que em dias quentes as pessoas tendem a comer e beber muito mais que em frios e chuvosos. 

Como montar um coffee break matutino

No horário da manhã, o bom e velho café é sempre agradável e funcional, frutas já cortadas em cubos, salada de frutas e iogurte, mel e granola também darão bom ânimo para os convidados.

No caso dos pães e biscoitos é possível optar por versões integrais, e o mesmo vale para os bolos. Outra opção saudável é a tapioca. Além de ser fácil e rápida de preparar pode ter vários recheios, doces ou salgados.

Outro bom item para a mesa nesse momento é o leite. Você pode oferecê-lo na opção semidesnatado ou desnatado como também a versão de leites vegetais (os veganos vão adorar!), feitos a partir de castanhas; se for o caso do seu público, também considere opções de leite sem lactose. Um suco leve também pode estar presente.

Como montar um coffee break vespertino

Para os lanches, os sanduíches e os sucos são ótimas pedidas. No caso dos sanduíches, o ideal é usar pão integral ou pão sírio e no recheio salada refrescantes com cenoura, beterraba ralada, alface e também carnes magras desfiadas como frango grelhado, atum. 

Cubra cada sanduíche com um plástico filme para a alface não murchar.

As tapiocas também são boas opções para os lanches, dando preferência para as salgadas por causa do horário. Lembre-se que elas são ricas em fibras e que podem demorar para serem digeridas. Assim, vale fazer uma versão “mini” dessa delícia.

Como montar um coffee break noturno

Já para eventos noturnos, uma alimentação leve é sempre muito bem-vinda. Neste caso as saladas caem bem e podem ter variações, com carnes diversas, grelhadas ou assadas e desfiadas para facilitar. Caso o evento seja longo um cafézinho ajuda a dar aquele gás a mais aos participantes; ele pode ser acompanhado por um brownie saudável.

Preparar canapés também ajuda a variar o cardápio. Como as pessoas já podem ter jantado, a ideia é fazer um lanche curto, sem grande variedade de alimentos, mas os detalhes vão ser definidos baseados no escopo exato do seu evento. 

O que servir para beber

Independente do horário, deixar bebidas à disposição dos convidados e palestrantes é indispensável para a hidratação.

Para os lanches, ofereça também sucos naturais e águas aromatizadas. Uma boa forma de valorizar o seu coffee break é oferecer formas saudáveis de adoçar o suco. Por exemplo, usar açúcar mascavo, de coco ou mel. No caso dos adoçantes artificiais, prefira os que são feitos à base de estévia. Mas, melhor do que adoçar, é fazer os sucos com frutas no seu melhor ponto de maturação, utilizando o próprio doce delas. 

Dependendo de qual for o seu público e evento, além dos sucos é possível também servir um vinho de boa qualidade, principalmente se o evento for noturno. Apesar de ser uma bebida alcoólica, o vinho também traz benefícios à saúde. Nunca esqueça da água mineral,  ela é sempre indispensável.

Aprender a montar um coffee break como esse pode não ser tão simples, mas a Quick Natural pode te ajudar nisso oferecendo um evento com alimentação saudável e cheia de sabor, montando um coffee break diferenciado para os seus convidados!

Quer receber mais dicas sobre como ter uma alimentação saudável? Assine a nossa newsletter!

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web