conheca-os-diferentes-tipos-de-acai.jpeg

Conheça os diferentes tipos de açaí

O açaí é um alimento que realmente caiu no gosto das pessoas e ganhou muitos adeptos por todo o país. Porém, o que muita gente desconhece é que existem algumas variações dessa fruta tão famosa. Nesse texto iremos mostrar os diferentes tipos de açaí que existem e também mostrar as diferenças entre as polpas. Confira!

Os tipos de açaí

Açaí Roxo ou Preto

Semelhante à jabuticaba, esse tipo de açaí é retirado de cachos da palmeira popularmente conhecida como açaízera. Proveniente do Norte do Brasil, principalmente das regiões do Belém do Pará. Esse é o mais famoso, o que você vê no seu dia a dia. 

Açaí Branco

Esse tipo de açaí também é conhecido como açaí Tinga. É mais difícil de ser encontrar, e por isso mais caro do que o açaí roxo ou preto. Embora seja chamado de açaí branco, sua casca e polpa são verdes, com tonalidades semelhantes ao abacate. Ele é muito apreciado pelos Paraenses.

Açaí Açu

Possui um sabor mais forte que o açaí roxo e tem origem na Amazônia peruana, seus cachos são bem maiores que do açaí roxo, por isso o nome ‘Açu’ que provem de dialeto indígena, com significado de ”açaí grande”. É também conhecido como açaí solitário ou açaí do Amazonas. É plantado na região sul de Tocantins, que proporciona a ”produção de inverno”, ou seja, na entressafra do açaí popular. 

Açaí Espada

Recebe esse nome devido ao seu formato diferente. Seus cachos apresentam uma série de ramificações, tornando-o um fruto único. 

Açaí Sangue de boi

Recebe esse nome pois, quando maduro, apresenta uma coloração vermelha muito intensa. Ele possui pouca aceitação, porque possui consistência pastosa e sabor desagradável quanto comparado ao açaí roxo, por exemplo.

Açaí Chumbinho

Trata-se de uma variedade extremamente pequena. Cada fruto dessa espécie pesa cerca de 1g, e sua coloração varia entre o roxo e o branco.

Qual o açaí mais utilizado?

Os tipos de açaí mais utilizados no mercado brasileiro são o açaí roxo e o açaí branco, pois são os que possuem os melhores gostos.

Os diferentes tipos de polpa

No mercado de açaí, existem basicamente três tipos de polpas que podem ser utilizadas. São elas:

  • polpa popular;
  • polpa média;
  • polpa grossa.

Os tipos de polpas nada mais são do que as quantidades de sólidos presentes no açaí. A polpa grossa é pouca utilizada, pois contém grande quantidade de sólidos em sua composição e um sabor mais forte, ‘terroso’. A polpa popular é a mais utilizada, devido ao seu baixo custo, proveniente de uma qualidade inferior, mais diluída. 

Nós da Quick Natural utilizamos a polpa média, considerada a melhor para consumo, na forma que gostamos. (o famoso creme de açaí) Mais saboroso, com o verdadeiro sabor do açaí em destaque e muito mais rica em fibras e antioxidantes, o que leva mais qualidade e saúde a nossos consumidores.

O cuidado com a composição do açaí industrializado ou baratos demais

Algo muito comum entre os fabricantes de açaí diz respeito à composição do produto entregue aos consumidores. A qualidade do produto varia muito. Muitas empresas produzem seu creme com 70% de açaí para 30% de xaropes artificiais. Isso, em boas  e conceituadas empresas. Reza a lenda que alguns locais colocam beterraba, fécula de mandioca, mamão e muito mais para baratearem os produtos. Basta ver a coloração real do fruto e a cor do produto final. O açaí tem a cor mais próxima do roxo mas, após processado a tendência é a cor aproximar do marrom, devido à oxidação do fruto. Nos açaís encontrados em pontos de venda já embalados, é sempre importante ler os ingredientes do produto, para saber se você está realmente consumindo algo saudável ou algo cheio de corantes, emulsificantes, gomas, açúcares e conservantes. 

Nós do Néctar da Serra – Quick Natural utilizamos xarope proveniente da Amazônia, reconhecido como um dos melhores do Brasil. Nosso açaí não tem nenhum tipo de emulsificantes ou conservantes e a composição é de quase 85% de açaí para apenas cerca de 15% de xarope da Amazônia. Isso proporciona o melhor sabor, menos doce e composição nutricional mais rica a nossos consumidores; quem come nosso açaí está realmente se deliciando com -açaí-. 

O bônus da nossa granola

Para manter a qualidade, fomos buscar a melhor granola possível para nosso açaí: a baiana. Utilizada como acompanhamento  a granola é completa com diversos ingredientes, rica em nutrientes e muito deliciosa; ainda acompanhando banana de cortesia nosso creme. Dessa forma, o Néctar da Serra – Quick Natural oferece o melhor açaí e a melhor granola do Brasil, reconhecidos e premiados como melhor açaí de Belo Horizonte pela revista Veja BH. 

E aí, você sabia que existiam todos esses diferentes tipos de açaí? Se você é apaixonado pela fruta, então assine nossa newsletter e receba sempre as novidades do universo do açaí e de outros alimentos saudáveis!

Postagens relacionadas
Sucos_verdes_X_razões_para_incluí-los_na_sua_dieta.jpg.jpeg
Sucos verdes: 6 razões para incluí-los na sua dieta
X_razões_para_incluir_o_açaí_na_dieta.jpg.jpeg
6 razões para incluir o açaí na dieta

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web